chat
TOP

Nova Economia@SC beneficia empresas do setor moveleiro e madeireiro do oeste

Amoesc e Simovale assinam convênio para implantação do programa

Com o objetivo de fortalecer os setores industriais de Santa Catarina, atuando para aumentar a competitividade das empresas e ajudá-las a acessar novos mercados, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e Sustentável, lançou o Programa Nova Economia@SC na última semana. Em Chapecó, o convênio para a implantação do programa nos polos de móveis e madeira foi assinado entre a Associação e o Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Amoesc/Simovale), Secretaria do Estado e Sebrae/SC.

A assinatura da proposta teve a representação do presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, dos empresários Marcelo Alberti e Jorge Adur, além do diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, secretário de Estado e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori, presidente da Alesc Gelson Merísio e demais autoridades.

“O projeto prevê ações de capacitação e diagnóstico dentro das empresas e dos setores de móveis e madeira, com acompanhamento individual pelos agentes de operação financeira e inovação do Sebrae/SC, além de rodadas de negócios para comercialização”, assinalou o secretário de Estado Paulo Bornhausen.

Os setores moveleiro e madeireiro estão entre as prioridades para atendimento do projeto de Fortalecimento dos Polos Industriais, que contempla ainda o setor alimentício, plástico e borracha, tecnologia de informação e comunicação, vestuário e eletrometalmecânico. Serão atendidos mais de 2.400 empreendimentos em todo o Estado.

A ação também faz parte do Arranjo Produtivo Local de Móveis do oeste do Sebrae/SC. As empresas participantes terão atendimento em inovação e tecnologia, melhoria da gestão e ações de mercado.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli, salientou que através da iniciativa será possível fortalecer ainda mais o empreendedorismo catarinense que já é considerado destaque no país. “Os setores de móveis e madeira têm grande representatividade na economia do Estado e empregam boa parte da mão de obra da região. Por isso, investimentos nessas áreas são prioridades para que as empresas continuem crescendo e competindo no mercado”.

De acordo com o presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, este incentivo estimulará o ingresso de novos empreendimentos, mas, também, o fortalecimento das empresas que já atuam no mercado. “O projeto veio em boa hora, pois é um momento em que os empresários do setor encontram grandes dificuldades para agregar novos compradores. Através das ações, poderemos reduzir custos, melhorar os processos, aumentar a receita e a produtividade. A região oeste ganha com isso”, enfatizou.

Além do projeto de Polos Industriais, o programa Nova Economia@SC conta com outros quatro projetos: Juro Zero, Polos de Economia Verde, Desenvolvimento Territorial e Ilumina.