chat
TOP

Nesta quinta-feira: Saúde e segurança de primeira na indústria moveleira

Uma oportunidade para entender e aprofundar o conhecimento sobre o protocolo de saúde e segurança das empresas madeireiras e moveleiras. Este é o objetivo do encontro promovido pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (SITICOM), nesta quinta-feira(26), no município de Coronel Freitas. A ação acontecerá a partir das 19 horas na sede da Associação Comercial e Industrial de Coronel Freitas. Participarão do evento, representantes de empresas do setor moveleiro e madeireiro entre profissionais da área de recursos humanos, do administrativo e do setor jurídico das empresas.

O presidente do SIMOVALE, Osni Verona, explica que o evento consistirá de uma apresentação explicativa sobre como funciona o Protocolo de Compromisso sobre Segurança e Saúde no Trabalho do Ramo da Madeira e do Mobiliário. Conta ainda que empresas que prestam serviço no âmbito da saúde também terão espaço para apresentar suas propostas aos empresários. “Entendemos que não basta apenas exigir que uma legislação seja cumprida. É preciso criar mecanismos de suporte para que os empresários possam optar, conscientemente, a partir do que o mercado de planos de saúde do trabalhador tem de melhor a oferecer”, enfatiza.

Verona esclarece que, apesar de os sindicatos patronais e laborais estarem geralmente em lados opostos durante negociações, o Protocolo tem o intuito de reforçar os interesses em comum das classes, a começar pela saúde e segurança do trabalhador. “As diferenças devem ser deixadas de lado para que possamos encontrar mecanismos e soluções satisfatórias para ambos. Além disso, é uma oportunidade para que os empresários e profissionais envolvidos no segmento sejam orientados sobre as premissas básicas para o cumprimento da legislação vigente, evitando encargos com ações trabalhistas e garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores”.

Esta não é a primeira parceria feita entre o SIMOVALE e o SITICOM, que buscam união a fim de que isso resulte em um benefício maior para o setor da madeira e móveis. “O setor madeireiro e moveleiro não possui uma Norma Regulamentadora específica, contudo, deve cumprir e prezar pelos direitos à segurança no trabalho de outras formas. O Protocolo foi firmado, inicialmente, e 2008, tendo sofrido alterações entre 2012 e 2013, a fim de se adequar às demandas da legislação vigente”, elucida o diretor executivo do SIMOVALE, Leonel Felipe Beckert.

    O evento será gratuito, mas o espaço é limitado. A presença no evento deve ser confirmada pelo telefone (49) 3322-5833. O Protocolo de Compromisso sobre Segurança e Saúde no Trabalho do Ramo da Madeira e do Mobiliário encontra-se disponível para download no site: www.simovale.com.br.
Presidente da Amoesc.Simovale, Osni Carlos Verona

Presidente da Amoesc.Simovale, Osni Carlos Verona