chat
TOP

Lançado em Seara protocolo sobre segurança e saúde do trabalhador

Seara (30.10.2013) – Em ato realizado na Câmara de Vereadores o SITICOM e o SIMOVALE (Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai) lançaram o protocolo de compromisso assegurando qualidade ao desenvolvimento do trabalho nos setores da madeira e moveleiro, em Seara. A presidente do SITICOM Izelda Oro e o presidente do SIMOVALE Osni Verona apresentaram o documento para empresários, todos os vereadores do Município e escritório de contabilidade.

O protocolo de compromisso sobre Segurança e Saúde no Trabalho das áreas foi firmado como estava previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Tem como finalidade garantir segurança e saúde aos trabalhadores, através do cumprimento das normas regulamentadoras que tratam do assunto.

O objetivo não é punir “mas sim conscientizar”, disse a presidente Izelda Oro. Ela entende que sindicatos e empresas devam ser parceiros. Assim todos ganham “especialmente o trabalhador” que terá vida com mais qualidade. O presidente Osni Verona chamou atenção para a necessidade de cumprimento do protocolo. “Trabalhando organizada e corretamente, não há o que temer e lucratividade será a consequência”.

Verificação – A partir de janeiro o cumprimento do protocolo passará a ser acompanhado. O trabalho iniciará pelo Município de Seara e, após, segue para todos os demais Municípios da base territorial do SITICOM. As visitas para verificação da execução das normas serão efetuadas nas empresas pela técnica em segurança do trabalho do sindicato Vanessa Dapper.

Além de Izelda e Osni, informações foram prestadas pelo diretor executivo do SIMOVALE Leonel Felipe Beckert. Na equipe do SITICOM estavam, ainda, o assessor jurídico André Fossá e as técnicas em segurança no trabalho Elizabete Dalla Beta e Vanessa Dapper.

O protocolo determina que o descumprimento do conteúdo por parte das empresas originará fiscalização e respectiva autuação por parte do Ministério do Trabalho e Emprego.

Presidente da Amoesc.Simovale, Osni Carlos Verona

Presidente da Amoesc.Simovale, Osni Carlos Verona