chat
TOP

Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos é tema de curso

Simovale e Abimaq oferecem curso de NR 12, em Chapecó

Técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, projetistas, profissionais de manutenção e sistemas de comando de segurança e proteções terão a oportunidade de ficarem a par da NR 12, de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos em curso promovido pelo Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A capacitação inicia no próximo sábado (dia 26) e segue até a segunda-feira (dia 28), das 8h30 às 17h30, no Hotel Desbravador, no Centro de Chapecó.

O objetivo será atualizar os profissionais para conceitos atuais de segurança e proteção de máquinas e equipamentos inseridos no mercado após a legislação de saúde e segurança ocupacional da NR 12. O curso será ministrado pelo engenheiro João Baptista Beck Pinto, que atua como engenheiro de segurança do trabalho e coordenador do grupo de trabalho saúde segurança do trabalho e meio ambiente.

Para participar o investimento é de R$1.045 por pessoa, em caso de associados da ABIMAQ ou SIMOVALE e de R$1.463 para público externo. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (47) 3427-3846 ou 3427-5930, com Úrsula ou Silvania, ou ainda pelos e-mails ursula.tuma(Replace this parenthesis with the @ sign)abimaq.org.br/silvania.rosa(Replace this parenthesis with the @ sign)abimaq.org.br.

No sábado (26), serão abordados aspectos e princípios gerais da NR 12, a hierarquia das normas técnicas, escolha para projeto de proteções e sistemas de comando de segurança, arranjo físico e instalações, princípios de sistemas de seguranças, instalações e dispositivos elétricos, dispositivos de partida, acionamento e parada. Também falará de tensão limite para sistemas de comando, comando de motores elétricos, requisitos para sistemas de comando de segurança, identificação de perigos e análise de risco, riscos adicionais e apreciação de risco de máquinas (exemplo prático).

No domingo (27), será explanado sobre a categoria de segurança, performance level (PL), interligação de circuito de comando de segurança, dispositivos de segurança e suas aplicações, circuito hidráulico e pneumático de segurança, proteções da zona perigosa, dispositivos detectores de presença, proteções mecânicas, tipos de proteção, além de meios de acesso permanentes, componentes pressurizados, dispositivos para paradas de emergência, transportadores de materiais e aspectos ergonômicos.

O curso encerra na segunda-feira (28) com discussão referente aos temas: manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos, bloqueio e sinalização de fontes de energia, sinalização geral, manuais, procedimentos de trabalho e segurança, capacitações, inventário, planejamento para implantação das adequações e abordagem sobre prensas e similares.

NR 12 aborda aspectos referentes a segurança e proteção de máquinas no trabalho

NR 12 aborda aspectos referentes a segurança e proteção de máquinas no trabalho