chat
TOP

SESI disponibiliza últimas doses de vacina contra a gripe

O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), iniciou no último dia 18/02 a adesão das indústrias catarinenses interessadas em imunizar seus trabalhadores contra a gripe. Como o número de doses disponibilizadas pelo mercado neste ano é restrito por conta da pandemia causada pelo coronavírus, as vacinas estarão disponíveis somente para trabalhadores da indústria. Nas regiões Oeste e Extremo Oeste, estão disponíveis as últimas doses para a vacina da gripe H1N1 do tipo trivalente.

O coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/SENAI Regional Extremo Oeste e Oeste, Leandro Jacson Schacht, ressalta que a vacina melhora a imunidade coletiva, contribui com a saúde da comunidade e reduz o número de afastamentos e atestados dos trabalhadores motivados por gripes e suas complicações. “Com isso também é possível reduzir custos assistenciais com planos de saúde das empresas, além de evitar um potencial risco de epidemia de gripe”, assinala, ao acrescentar que as salas de vacina do SESI estão preparadas com todos os equipamentos e EPIs necessários para garantir a segurança dos trabalhadores na hora da vacinação.

Schacht detalha que toda a vacina, para ser licenciada no Brasil, passa por rigoroso processo de avaliação, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse órgão, regido pelo Ministério da Saúde, analisa os dados das pesquisas, muitas vezes realizadas ao longo de mais de uma década, e que demonstram os resultados de segurança e eficácia da vacina obtidos em estudos com voluntários de vários países.

A vacina contra a H1N1 não evita o contágio pelo novo coronavírus, mas reduz a circulação de mais um vírus, que poderia contribuir para sobrecarregar o sistema de saúde. Em 2020, o SESI intensificou a campanha de vacinação da gripe entre os industriários de Santa Catarina, aplicando 243 mil doses. No Oeste e Extremo Oeste, foram aplicadas 34.383 doses.

Na página da campanha é possível acessar mais detalhes sobre a vacina: http://sesisc.org.br/pt-br/vacina. Mais informações no SESI pelo telefone (49) 3321-7400.