chat
TOP

Simovale é credenciado oficial da FIESC para emissão do Certificado de Origem Digital

Empresas exportadoras associadas ao Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), bem como os demais setores industriais da região, poderão facilitar a tramitação dos documentos necessários para a emissão do Certificado de Origem através do sistema COD BRASIL. O sistema permite a inserção on-line das informações pertinentes à certificação de origem.

A oportunidade é resultado de uma parceria firmada, entre o Simovale e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A reunião contou com a participação do Diretor Executivo da Amoesc/Simovale Leonel Felipe Beckert, o secretário Deymis Sinski Triches e os representantes da Fiesc, Tiago Oltramari Marin (analista de comércio internacional)  e Alexandre Damásio (relações com o mercado).

O certificado de origem Fiesc é um documento que atesta a origem da mercadoria comercializada entre os países que mantêm acordos comerciais. Entre os benefícios para as empresas estão a redução ou isenção tarifária do imposto de importação; acesso preferencial aos mercados nos quais o Brasil mantém acordos comerciais; e aumento da competitividade no mercado internacional.

Para aderir ao COD BRASIL, o empresário deve acessar ao site www.fiescnet.com.br/cin/cod e efetuar cadastro. Depois de imprimir, deve assinar e enviar o termo de adesão ao Centro Internacional de Negócios da Fiesc ou ao Posto Avançado mais próximo (no caso da região oeste ao SIMOVALE). Após a aprovação do cadastro, a empresa receberá login e senha de acesso ao sistema Certificado de Origem Digital – COD BRASIL.

O sistema foi elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fiesc, por meio do Centro Internacional de Negócios  (CIN).  Segundo o executivo do SIMOVALE, Leonel Felipe Beckert, “a iniciativa  da FIESC em implementar o Certificado de Origem Digital promoverá o aumento da competitividade das empresas da região,  agilizará o processo e reduzirá a margem de erro dos certificados emitidos manualmente”.

Beckert comenta, ainda, que o SIMOVALE através do Centro Internacional de Negócios (CIN) está se estruturando para atender a demanda do mercado internacional,  potencializando assim as indústrias de nossa região.

Mais informações sobre o COD BRASIL ou o Centro Internacional de Negócios (CIN) através do fone (49) 3328 – 6669 ou através do site: www.simovale.com.br

 

Leonel Felipe Beckert (Simovale), Tiago Oltramari Marin (Fiesc), Deymis Triches (Simoale) e Alexandre Damasio (Fiesc)

Leonel Felipe Beckert (Simovale), Tiago Oltramari Marin (Fiesc), Deymis Triches (Simoale) e Alexandre Damasio (Fiesc)

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
MARCOS A. BEDIN Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP Matrícula SJPSC 0172
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC) Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244