Doze profissionais participaram, nessa quarta-feira e quinta-feira (01 e 02), do curso “Liderança para o chão de fábrica”, promovido pela Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e pelo Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Realizado em Pinhalzinho, o curso contou com instrutoria de Washington Zucoloto.
Com carga horária de 16 horas, o objetivo foi capacitar e desenvolver os colaboradores – gerentes, supervisores, encarregados de produção e demais profissionais com vocação para assumir cargos de lideranças dentro das empresas. O presidente da AMOESC e SIMOVALE, Osni Verona, afirmou que o curso proporcionou aos participantes uma auto-reflexão sobre suas atitudes no exercício de liderança com suas equipes, confrontando suas experiências com as práticas mais recomendadas e eficazes de mercado.
O diretor executivo do SIMOVALE, Leonel Felipe Beckert, prestigiou o início do curso e ressaltou a importância de sua realização. “Nossa região é um polo moveleiro e precisamos nos aprimorar constantemente para seguir com uma competitividade favorável no mercado interno e externo. Cursos como este são essenciais para a renovação profissional, pois não basta estar inserido no mercado, mas sim adequar-se às suas novas exigências”, explicou.
O curso abordou os temas: Definindo liderança – conceitos atuais de mercado e as consequências para a equipe em cada modelo adotado, Influência do líder nos resultados da empresa, Estilos de liderança e resultados com a equipe, Definindo equipe – transformando um grupo de trabalho em uma equipe altamente produtiva, Desenvolvimento de equipes/motivação e alto desempenho e a Equipe como ferramenta para superar as barreiras. Falou ainda sobre Necessidades e desejos – como distinguir na equipe o que é necessário para seu crescimento e Ferramentas para o líder: como realizar reuniões eficazes, brainstorming, calcular índices da qualidade, alinhamento dos objetivos da qualidade, comunicação em público e administração de atividades. Também realizou uma dinâmica em grupo sobre como desenvolver a negociação e as convicções em equipe e um teste para esclarecer os estilos predominantes de liderança. Ao fim, ocorreu uma dinâmica sobre os assuntos repassados para testar, na prática, o conteúdo aplicado.
INSTRUTOR
Washington Zucoloto é diretor e palestrante da Zucoloto.Com, bacharel em Administração de Empresas e teólogo pela Universidade Metodista de São Paulo, com experiência internacional. Possui formação em Coach e é membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Graduado em Hawaii/Maiu/US, em 2001, em Advanced Leadership Skills, tornando-se membro e professor do Haggai Institute no Brasil com a disciplina de Comunicação Eficaz. Atualmente, desenvolve projetos na área de Gestão de Pessoas com diversas empresas (Volkswagen, Visteon, Pilkington, Sodecia Group, Kikuchi, Metalpo, Combustol, PowerCoat, Roasted Potato Franshising, EletroAcre, Hagenda Terceirização, New Oldany, Palestrante da Semana de Engenharia Mauá, Esalq Jr entre outras). Atua em universidades e denominações cristãs promovendo o desenvolvimento de líderes, tanto operacionais como executivos no Brasil e na América do Sul. Sua experiência profissional foi fortemente solidificada pela atuação em uma das 10 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil e na América do Sul (ArvinMeritor), ao lado das principais montadoras de caminhões e ônibus no Brasil, na qual atingiu resultados reconhecidos mundialmente em pós-vendas, na redução de custos de garantia e ferramentas de melhoria contínua, como palestrante em inúmeros seminários, nacionais e internacionais.