chat
TOP

Moveleiros conhecem ações do projeto Brazilian Furniture para 2012

Promover as exportações brasileiras de móveis. Esse é o principal objetivo do Projeto Brazilian Furniture, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). As ações programadas para 2012 foram apresentadas pelo coordenador João Araújo ao polo moveleiro do oeste catarinense, nesta quinta-feira (8).

O encontro foi realizado na sede da Associação e do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Amoesc/Simovale), sob a coordenação do presidente das entidades Osni Verona e do presidente da Mercomóveis 2012,Nivaldo Lazaron Junior. Participaram também empresários e representantes da Fiesc.

Araújo apresentou as alterações do projeto para 2012. De acordo com o coordenador, estão previstos investimentos de 10 milhões de reais para auxiliar empresários brasileiros que pretendem comercializar produtos no exterior.

O foco está nos mercados Colômbia, México, Peru, Angola, Chile, Emirados Árabes, EUA, Rússia e África do Sul. “É um projeto arrojado, que une as inteligências do governo brasileiro e da indústria do mobiliário, com o objetivo de desenvolver o setor moveleiro, agregando valor aos produtos do Brasil”, assinala.

O Brazilian Furniture conta hoje com a participação de 43 empresas, três delas do oeste barriga-verde, e é gerido por um grupo de representantes dos principais polos moveleiros do país. “O projeto é reconhecido mundialmente, devido à efetiva participação e representatividade das empresas brasileiras em diversas ações promocionais”, acrescentou Araújo.

Entre as atividades previstas para este ano estão as visitas às feiras internacionais, entre elas, a dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes, pois, na avaliação do coordenador do projeto, são excelentes vitrines e fontes de inovação para os empresários brasileiros.

Outra ação do Brazilian Furniture é o projeto Comprador, que traz ao Brasil possíveis compradores de móveis brasileiros. O interesse deve partir do polo, que contará com o auxilio técnico e financeiro para atrair compradores estrangeiros. Segundo o presidente da Mercomóveis 2012, a maior feira de SC que será realizada de 27 a 31 de agosto em Chapecó, esta pode ser uma ótima oportunidade para o oeste catarinense trazer e conquistar clientes de outros países e aumentar as exportações. “Quem vier, conhecerá os melhores produtos fabricados na região, referência em várias partes do mundo”, afirmou Lazaron Junior.

      De outro lado, foi implantado o projeto Vendedor, que leva empresários brasileiros a países estratégicos para a comercialização. Há ainda o projeto Imagem, que traz jornalistas para eventos brasileiros, com o objetivo de divulgar os polos moveleiros do Brasil. Por último, o Brazilian Furniture faz um estudo de prospecção de mercado para auxiliar empresários com dados e informações sobre o mercado internacional.

     “Essas alterações possibilitarão o ingresso de um número maior de empresas da região, pois oferece mais atrativos e a concretização das ações. Queremos ter no mínimo 10 empresas do oeste no projeto”, salientou o presidente Osni Verona. O dirigente destacou que o envolvimento dos empresários possibilitará a realização de outros eventos, além da Mercomóveis, para fortalecer ainda mais o setor.

      Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 49 3328 6669.

 

Projeto tem como foco o fortalecimento do setor moveleiro

Projeto tem como foco o fortalecimento do setor moveleiro