chat
TOP

Inovação no setor madeireiro

Sebrae/SC apresenta projeto a empresários do segmento

O projeto de Fortalecimento dos Polos Industriais foi apresentado aosempresários do setor madeireiro, nesta semana, na sede da Associação e do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Amoesc/Simovale). A iniciativa visa fomentar a inovação, competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas.

O projeto, que atenderá cerca de 1.800 empreendimentos no Estado, será lançado em breve. O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, expôs aos empresários do setor o projeto que vem sendo desenvolvido em todo o Estado, para fortalecer sete segmentos dos polos setoriais prioritários: alimentício, moveleiro, madeireiro, plástico e borracha, tecnologia de informação e comunicação, vestuário e eletrometalmecânico.

A ação faz parte do Arranjo Produtivo Local de Móveis do oeste. As empresas participantes terão atendimento em inovação e tecnologia, melhoria da gestão e ações de mercado.

O projeto integra o Programa da Nova Economia Catarinense concebido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e Sustentável, e pelo Sebrae/SC.

De acordo com o presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, o projeto será importante para perpetualizar as empresas na viabilização de inovações que fortaleçam os negócios. “A iniciativa estimulará o ingresso de novos empreendimentos, além de oportunizar o desenvolvimento de quem já está no mercado”.

“Como resultados às indústrias participantes, podemos apontar a redução de custos em função da melhoria nos processos, aumento da receita, e aumento da produtividade”, realça.

ATENDIMENTO

O primeiro atendimento será uma avaliação do modelo de gestão e a mensuração do grau de inovação feito pelos Agentes Locais de Inovação (ALIs). Os ALIs são bolsistas do CNPQ com formação superior e que receberam treinamento intensivo do Sebrae sobre fomento da inovação. Com base nos dados coletados no primeiro atendimento à empresa, é elaborado um plano de trabalho e identificada as consultorias que poderão ser desenvolvidas por provedores de solução via SEBRAEtec.

O SEBRAEtec é uma consultoria tecnológica que proporciona às empresas melhoria de processos e produtos e a introdução de inovação nas empresas ou mercado. As ações são realizadas através de consultoria personalizada de acordo com a necessidade da empresa identificada no levantamento realizado pelos ALIs.

Para melhorar a gestão, as capacitações e consultorias fornecem informações gerenciais, com orientações para o desenvolvimento de competências em diagnóstico e solução de problemas empresariais. Com isso, será possível melhorar o desempenho do negócio, além de planejar o crescimento de forma estruturada.

As ações de acesso ao mercado possibilitam às micro e pequenas empresas industriais acesso às novas tendências mercadológicas, intercâmbio de informações e experiências com novos mercados, além de captar e divulgar oportunidades de compra e venda entre empresas.

As principais ações são: rodadas de negócios, participação em feiras nacionais e missões técnicas.

Mais informações pelo telefone (49) 3328 6669

Empresários conhecem propostas do projeto