chat
TOP

Novo coordenador Ilseo Rafaeli inicia preparativos para Mercomóveis

Por decisão da Associação e do Sindicato dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Simovale e Amoesc), o empresário Ilseo Rafaeli será o coordenador da nona edição da Mercomóveis, programada para agosto de 2014.
Rafaeli tratará, a partir deste mês de estruturar a comissão central organizadora e as comissões setoriais. O coordenador manifestou que a feira prosseguirá sua trajetória de crescimento e expansão. Programada para a segunda quinzena de agosto de 2014 no parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), a Mercomóveis receberá mais de 20 mil visitantes, com um volume de negócios ainda não estimado, mas que deve superar R$ 200 milhões. Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de 9 mil metros para exposição, disponibilizados nos pavilhões do parque.
O presidente do Simovale e da Amoesc, Osni Carlos Verona, destacou a eleição de Ilseo Rafaeli para a coordenação da feira: “ele é um empresário de vanguarda com forte histórico de cooperação e participação”. Natural de Concórdia (SC) tem formação de técnico em Ciências Contábeis e em hotelaria e turismo, mas atua no setor moveleiro há nove anos. É casado com Denise Miotto Rafaeli.
Em 2003, fundou a Sonetto Móveis que atua no segmento de mesas e cadeiras para salas e copas, gerando e distribuindo produtos para 80% do território nacional e exportações para onze países de três continentes.
A Sonetto participa da Mercomóveis desde da sua quinta edição em 2006, inicialmente como expositor e, a partir da sexta edição, como co-organizador do evento, coordenando a Comissão de Infraestrutura por três edições. Também cooperou como diretor financeiro em duas edições, na coordenação do “Projeto Comprador” da Rodada Internacional de Negócios e nas comissões de patrocínio, marketing e assessoria direta na gestão do evento.
Na condição de coordenador geral da próxima Mercomóveis, quais as inovações que pretende implantar?
Ilseo Rafaeli – Para edição da Mercomóveis 2014 pretendemos realizar uma feira que surpreenda mais uma vez. Todas as edições apresentaram evolução significativa. Nosso desafio é fazer a edição de 2014 ainda melhor do que a de 2012. Em breve estaremos compondo todas as comissões de trabalho para, juntos, definirmos as melhores ações para que a feira seja novamente um grande sucesso. Posso adiantar que deveremos adequar o layout para uma melhor valorização dos espaços, beneficiando todos os expositores, além de facilitar a visitação. Algumas melhorias no parque também serão realizadas. Teremos novidades no Salão de Design, investiremos muito nas rodadas internacionais de negócios para alavancarmos as exportações. O foco no cliente será mais valorizado.
A Mercomóveis chegou no limite ou pode crescer?
Ilseo Rafaeli – A Mercomóveis é uma feira consolidada, não vejo um limite para seu crescimento. Sempre esta em evolução. Nosso polo é um dos melhores do Brasil em participação e evolução. Acredito que temos muito para desenvolver ainda e, com a união do setor e esforço de toda a região, muitas conquistas ainda virão. Temos grandes apoiadores no Poder Público e na iniciativa privada. Nosso polo moveleiro sabe da importância da Mercomóveis para a região. A nossa união tem sido o grande diferencial das demais feiras. A Mercomóveis sempre foi realizada por voluntários. É uma feira que não visa lucros para os organizadores e sim para os participantes, sejam expositores e ou clientes.
Quanto deve crescer em número de expositores?
Ilseo Rafaeli – Quanto ao número de expositores não deve alterar muito, pois somos limitados pelo espaço físico dos pavilhões e a grande maioria dos expositores da edição de 2012 solicitou ampliação de espaço.
Quanto deve ampliar em vendas totais e visitação de compradores?
Ilseo Rafaeli – Nossa aposta será na manutenção do mercado regional e, também, nas exportações que dependem de outros fatores para se concretizar. Acredito na recuperação da economia. Os programas do governo na área da habitação estimulam a venda de móveis e 2014 promete ser um ano de bons negócios. Apostaria num crescimento de 20% no volume de negócios e de 10% em público visitante. A Mercomóveis já atende visitantes de todo o Brasil e isso deverá ser fortalecido com ações que atrairão clientes de outros Estados. A feira apostará alto para trazer o maior número possível de clientes estrangeiros. As ações já começaram e nosso polo do oeste de Santa Catarina é muito bem visto no exterior.
Quanto deve evoluir em penetração territorial? Deve atingir todo o Brasil? Atrair maior número de estrangeiros?
Ilseo Rafaeli – A Mercomóveis ocupa, atualmente, um lugar de grande destaque entre os eventos do setor moveleiro do Brasil. Temos uma clientela que se programa fielmente para o final do mês de agosto nos anos pares estar em Chapecó e fazer bons negócios. A nona edição, mais uma vez, provocará o reconhecimento do oeste catarinense no contexto da indústria moveleira do Brasil.
A posição da feira no contexto nacional está consolidada?
Ilseo Rafaeli – Na minha opinião, o fortalecimento das entidades de classe como o Simovale e a Amoesc com a participação mais efetiva dos seus associados e o envolvimento social e participativo dos empresários faz com que a Mercomóveis esteja definitivamente consolidada como um grande e respeitado evento do setor mobiliário brasileiro.
O que faltaria para a total e definitiva consolidação da Mercomóveis?
Ilseo Rafaeli – Nosso País está acordando para o crescimento. Vemos cada vez mais famílias realizando o sonho da casa própria e isso demanda mobília. Nos dias de hoje ninguém mais compra móveis com o intuito de que dure por toda a vida. Móvel também tem moda e também tem vida útil. O consumidor atual prioriza fazer mudanças e estar na moda. Desta forma e com as facilidades de compra e os bons custos dos móveis brasileiros, acredito num grande crescimento de consumo, o que fortalece a possibilidade de novos e grandes investimentos no setor madeira-móveis.
Na sua opinião, a fabricação de móveis pode tornar-se uma nova matriz econômica para o oeste de SC?
Ilseo Rafaeli – Nossa região ainda depende muito do setor das agroindústrias, porém não tenho visto grandes investimentos nesta área nos últimos tempos. Creio que temos tudo para adotar o setor moveleiro como uma nova matriz econômica para o oeste catarinense.

Empresário Ilseo Rafaeli será o coordenador da nona edição da Mercomóveis, programada para agosto de 2014

Empresário Ilseo Rafaeli será o coordenador da nona edição da Mercomóveis, programada para agosto de 2014