chat
TOP

Oportunidade de profissionalização para o setor moveleiro

A escassez de mão de obra qualificada para o segmento de produção moveleira preocupa empresários da região oeste. Uma das oportunidades de suprir as demandas do setor está na profissionalização e estudo do ramo moveleiro que, na região, é oferecido pelo curso deTecnologia em Produção Moveleira, do campus de Palmitos da Udesc.

O presidente da AMOESC/SIMOVALE, Osni Carlos Verona, destaca que principalmente na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) há uma carência de profissionais qualificados e que estejam dispostos a trabalhar no setor. Verona explica que esse é um dos fatores que influencia na permanência das indústrias de móveis e inclusive no custo da produção. Segundo o presidente, também será feito um convênio com o centro de formação de moveleiros na região a fim de ampliar e efetivar a grade curricular do curso oferecido pela Udesc, em Palmitos.

A AMOESC/SIMOVALE, Fiesc, Sebrae/SC, Senai e Siticom estão mobilizados para que o curso oferecido pela Udesc tenha seu reconhecimento pela estratégia adotada, que beneficiará principalmente o jovem que quer ingressar no mercado de trabalho. “Os métodos devem ser pensados a fim de que o estudante não aprenda apenas a teoria, mas sim a prática, sempre com foco nos jovens que buscam ingressar no mercado profissional deste segmento”, ressalta o presidente da Mercomóveis 2013,Ilseo Rafaeli.

O tecnólogo em Produção Moveleira atua no planejamento, concepção, execução, controle e avaliação do processo produtivo de móveis. Trabalha no controle de qualidade do produto final, na pesquisa e implantação de novas tecnologias e na coordenação da manutenção preditiva e preventiva do maquinário e de instalações industriais moveleiras. Ser conhecedor dos processos na linha de produção e das tecnologias de acabamento, montagem e embalagem, assim como das madeiras e suas combinações com outros materiais, dominar a da história da arte, da estética e ergonomia são importantes atributos deste profissional, que pode também atuar na fabricação de móveis sob medida.

“O ensino de qualidade proporciona parcerias de sucesso para o incentivo às pesquisas que resultem em tecnologias inovadoras, mas, para isso é preciso que os empresários e as entidades de ensino se mobilizem em prol de uma qualificação voltada para o futuro da indústria. Por este motivo, estamos preparados para apostar nos jovens e nos empenhar em medidas que sirvam de apoio no que for preciso para o curso na formação de tecnólogos em produção moveleira, da Udesc”, finaliza Verona.

PROFISSIONALIZAÇÃO

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o vestibular de inverno até o dia 18 de junho a um valor de R$ 90,00. O curso de Tecnologia em Produção Moveleira é oferecido no campus da Udesc em Palmitos. As aulas são de segunda a sexta-feira, no período noturno e a duração do curso é três anos e meio.

Os alunos que ingressam nos cursos oferecidos pela UDESC, não pagam mensalidade e podem se inscrever para atividades remuneradas, a exemplo da bolsa de apoio discente, bolsa de iniciação científica, bolsa de extensão e também Auxílio Permanência.

A Udesc é uma universidade pública e, portanto, gratuita. Mais informações sobre o Curso de Tecnologia em Produção Moveleira pelo telefone (49) 3647-1617, com atendimento no período da tarde e da noite.

Presidente da Mercomóveis 2013, Ilseo Rafaeli e o presidente da AMOESC.SIMOVALE, Osni Carlos Verona

Presidente da Mercomóveis 2013, Ilseo Rafaeli e o presidente da AMOESC.SIMOVALE, Osni Carlos Verona