chat
TOP

NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA Aprenda a elaborar manuais de instruções de máquinas e equipamentos

Participe e saiba como elaborar manuais de instrução corretamente

O Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promovem, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), o curso “Como Elaborar Manuais de Instruções para Máquinas e Equipamentos”. O curso ocorrerá das 8h30 às 17h30, no Hotel Desbravador, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 140 S, Centro de Chapecó.

O curso é destinado a profissionais de publicação técnica, engenheiros – elétricos, mecânicos, de segurança – assistentes técnicos, entre outros, que já tenham familiarização básica da Norma Regulamentadora 12 (NR 12). Será uma oportunidade de empresas fabricantes de máquinas e equipamentos se capacitarem sobre a elaboração de manuais de acordo com as exigências do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) e da NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (Portaria nº 3.214/78).

Um manual de instrução de acordo com as normas vigentes demonstra a preocupação do fabricante com o direito básico do consumidores, de acesso à informação correta, clara e precisa, de maneira didática, além de garantir segurança jurídica ao fabricante. Entre as características, deve apresentar informações como qualidade, composição, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores (ainda que seja produto importado).

O conteúdo programático inclui matéria sobre a rotina de trabalho do profissional da área de publicação técnica, oportunidades de negócios, a importância dos manuais para os fabricantes, tradução e aspectos para exportação à Europa, normas técnicas e os manuais, elaboração, gestão documental e aplicativos recomendados.

Para participar o investimento é de R$ 1.045 para empresas associadas da ABIMAQ ou SIMOVALE e de R$ 1.463 para não associadas. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (49) 3328-6669 ou pelo email secretaria(Replace this parenthesis with the @ sign)simovale.com.br.

O curso será ministrado por Luiz Carlos Devienne de Almeida, engenheiro mecânico, aeronáutico e de segurança do trabalho. Almeida também é advogado com 31 anos de experiência profissional. Trabalhou na Indústria Aeronáutica Neiva (EMBRAER) e Starrett Indústria e Comércio Ltda. Atualmente é diretor da Manualtech Consultoria e Assessoria Ltda.