chat
TOP

De olho na saúde do trabalhador

A Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) participam da I Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do município de Chapecó (SEMPAT), prevista para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.
A semana tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho de modo permanente contribuir para a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. Empregadores, colaboradores, membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), da Prefeitura Municipal, da vigilância sanitária, dos sindicatos patronais e trabalhistas, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) e do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac) participam da ação.
O diretor executivo do SIMOVALE, Leonel Felipe Beckert, afirma que as entidades entendem que saúde e segurança do trabalhador são assuntos primordiais, pois é a partir desta primícia que se pode ter um sincronismo satisfatório entre trabalho e geração de renda. “O SIMOVALE e a AMOESC, assim como as demais entidades de classe que estão envolvidas, optaram em colaborar com a realização da I SEMPAT porque é um assunto de extrema importância para toda a sociedade, que deixa de lado os interesses individuais para que juntos obtenhamos algo maior, que é a consolidação da saúde e segurança no trabalho”, defende.
Entidades de grande representatividade do município de Chapecó estarão envolvidas na ação, são elas: AMOESC/SIMOVALE, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), Brasil Foods, Coopercentral Aurora Alimentos, Hospital Regional do Oeste, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Santa Catarina e Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados. Além destas, a vigilância sanitária e equipes de atenção básica, o SAST e o CEREST de Chapecó.
O coordenador do CEREST em Chapecó, Rodrigo Momoli, explica que a SEMPAT não acontecerá de forma isolada, e sim integrada com as unidades de saúde do município, Corpo de Bombeiros e empresas envolvidas, que estarão mobilizadas em proporcionar ações relacionadas à saúde e segurança do trabalho. “Nos seminários esperamos atingir um número de 400 participantes, mas com as ações integradas o número de pessoas será bem maior do que este”.
SEMPAT
A SEMPAT foi formalizada a partir de uma lei municipal instituída em 2012, que designa como dever do município desenvolver, anualmente, no mês de abril, uma semana de atenção à saúde do trabalhador, de modo que ela coincida com o dia 28, data mundial em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Neste período, é dever dos órgãos municipais promover eventos para conscientizar trabalhadores e empregadores sobre o maior número possível de atividades, como uma forma mais abrangente de prevenção.

A semana tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho de modo permanente contribuir para a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador

A semana tem como objetivo prevenir acidentes e doenças do trabalho de modo permanente contribuir para a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador