chat
TOP

Dia 20 em Chapecó Workshop Start sport: ferramentas para quem pretende exportar

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), promove em parceria com o Sebrae/SC, Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (Simovale), Workshop regional para apresentar os benefícios do Start export – programa disponibilizado às indústrias catarinenses para minimizar riscos e otimizar resultados na exportação. O evento está programado para o dia 20 de fevereiro, às 18h30, no auditório da Amoesc/Simovale.
O programa engloba um conjunto de soluções que compreende a realização de diagnósticos e treinamentos, desenvolvimento e execução de um plano de ação voltado à exportação e assessoria permanente por profissionais especializados em comércio exterior. As principais áreas de ação do Start export compreendem o planejamento em exportação, adequação de processos internos, capacitação de pessoal, estruturação de área internacional, prospecção e diversificação de mercados e contatos comerciais no exterior.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressalta que a iniciativa é uma oportunidade às empresas para que ingressem no mercado externo com preparação adequada. “As soluções, os diagnósticos e os treinamentos do Start export, aliados ao acompanhamento de técnicos especializados, são ferramentas que contribuem significativamente para uma exportação eficiente”.
O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Carlos Verona, complementa que a solução oportunizará aos participantes subsídios para avaliar o potencial exportador e, com isso, desenvolver estratégias que fortaleçam a internacionalização dos negócios. “O Start export oferece o suporte para indústrias iniciantes na exportação, empresas que exportam eventualmente, que exportam volumes reduzidos ou que nunca exportaram, mas que têm a exportação em seu planejamento para os próximos anos”.
O Start export foi implementado em 2004 pela Fiesc, por meio do CIN, como resultado de um projeto de cooperação internacional que buscava identificar as melhores práticas na área de apoio à exportação para empresas de menor porte. Com 2 meses de treinamentos, a ação em SC é pioneira no Brasil e teve sua metodologia repassada para Federações das Indústrias de outros Estados brasileiros.

Enio Albérto Parmeggiani, coordenador regional oeste do Sebrae.SC

Enio Albérto Parmeggiani, coordenador regional oeste do Sebrae.SC

Osni Carlos Verona, presidente da Amoesc.Simovale

Osni Carlos Verona, presidente da Amoesc.Simovale