chat
TOP

Saúde e prevenção no trabalho

Amoesc/Simovale vislumbram na prevenção uma forma de melhorias no trabalho e qualidade de vida do trabalhador.

Do ano passado até agora, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Chapecó registrou 1.948 notificações de acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho e 19 óbitos. Os números chamam atenção porque acredita-se que os índices podem ser ainda maiores. “Esse número é apenas das pessoas que procuraram auxílio e atendimento, mas sabemos que há muita gente que não procura, por isso, estima-se que esse número seja ainda maior”, afirma o coordenador do Cerest, Rodrigo Momoli.
Ninguém gosta de se machucar. Nem o funcionário, que pode ficar dias ou meses afastado com dores, nem o empregador, que perde um colaborador e, consequentemente tem sua produtividade afetada temporariamente. Para alcançar o equilíbrio entre trabalho e geração de renda, o processo passa pela garantia de segurança e saúde do trabalhador.
Para discutir essa relação, que cada vez ganha mais espaço, de 22 a 27 de abril acontece, em Chapecó, a I Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador (Sempat). O evento surge como um importante espaço para a promoção e prevenção dos acidentes de trabalho. Também tem o intuito de oportunizar uma reflexão sobre segurança e saúde no trabalho, tanto para empregador quanto para o trabalhador.
Diante da importância, a Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (Simovale) apoiam e participam da I Sempat de Chapecó. “Nós optamos por participar do evento porque é um assunto de extrema importância para toda a sociedade, que deixa de lado os interesses individuais para que juntos alcancemos algo maior, que é a consolidação da saúde e segurança no trabalho”, afirma o diretor executivo do Simovale, Leonel Felipe Beckert.
A programação da Sempat aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, nos dias 23 e 24 de abril. Os palestrantes abordaram os a gestão de segurança no controle social, o porquê dos acidentes de trabalho na construção civil e suas responsabilidades e a segurança na utilização de agrotóxicos.
As entidades e sindicatos que se envolveram na ação foram: Amoesc/Simovale, Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), Brasil Foods, Cooper Central Aurora Alimentos, Hospital Regional do Oeste, Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Santa Catarina e Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados. A I Sempat foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Chapecó, Vigilância Sanitária, Sast e Cerest.