chat
TOP

Polo moveleiro Em busca de inspiração e conceitos internacionais

Empresário chapecoense participa de feira internacional do segmento moveleiro
Um design futurista que reflete a preocupação mundial da preservação e conservação das fontes e recursos do planeta. É desta forma que o empresário e presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE), Osni Carlos Verona, define o conceito em móveis que marcou o Salone Internacionale Del Mobile, que acontece anualmente em Milão, na Itália.
Verona explica que a feira é o berço do design internacional de móveis e que é ela quem dita a “moda moveleira” no mundo todo. “É uma oportunidade de repassar aos empresários da região o que os melhores designers do mundo apresentaram durante o evento, para que culmine a percepção e o envolvimento no que diz respeito à modernização das linhas de produção moveleiras”, defende.
Neste ano, a feira teve um grande número de móveis em tons claros transparecendo os veios de madeira e peças compostas com tecidos coloridos e macios feitos de linho, e nas mesas a tendência foi a utilização de tampos de vidro. Outro destaque foi a produção de peças com mármore, voltadas às linhas de venda de alto valor. A evidência foi a produção de móveis que proporcionem conforto, elegância e praticidade, alcançadas com produtos e materiais de alta tecnologia e inovação.
“A tecnologia na fabricação de móveis se mostrou essencial na produção, porém, a qualificação profissional também se sobressaiu como fator importante na produção moveleira. As máquinas convencionais não substituem a produção, desenvolvimento de componentes e detalhes de um móvel que, muitas vezes, demandam um artesão extremamente gabaritado e aplicado a ele”, enfatiza.
O empresário ressalta, ainda, que o barateamento do custo das peças depende de um desenvolvimento tecnológico a fim de que as máquinas possam produzi-las em um tempo reduzido e com uma qualidade que torne os produtos acessíveis aos consumidores. “Os produtos em maior evidência são aqueles que proporcionam conforto, luxo e comodidade”.