chat
TOP

Inovação para competitividade e novos mercados

Empresários do polo moveleiro do oeste participaram nesta semana do I Roadshow de competitividade e inovação para a indústria do mobiliário

 

Mais de 100 empresários do setor moveleiro estiveram reunidos, nesta semana, para o I Roadshow de competitividade e inovação para a indústria do mobiliário. A primeira edição do evento foi promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE).

No primeiro período do evento, foi realizado um seminário com 9 micropalestras com duração máxima de 20 minutos. Cada apresentação abordou uma linha de apoio ao desenvolvimento, com foco para o empresário do segmento moveleiro.

O presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e SIMOVALE, Osni Carlos Verona, destacou que este ano o foco da indústria está no desenvolvimento por meio da modernização e design dos produtos fabricados, aprimoramentos essenciais para quem deseja exportar. “O momento foi uma oportunidade valiosa para o industrial moveleiro do oeste que anseia por novos avanços mercadológicos, pois as palestras também tiveram o intuito de incentivar os empresários a buscar novos mercados”.

A gestora de negócios da APEX-BRASIL, Adriana Rodrigues, afirma que o design não significa luxo, significa funcionalidade, satisfação e comodidade ao cliente. “O setor de exportações vem se recuperando e, por isso, há uma preocupação com fatores decisivos para consagrar o sucesso no mercado. Estes fatores são o design pensado na inovação, no diferencial do produto e no olhar do fabricante, que precisa se adequar para que atenda as necessidades de consumo do jovem consumidor”, explicou. Entre os mercados mais prospectados para quem deseja exportar estão os Estados Unidos, a África, o México e a América do Sul, além de Dubai, nos Emirados Árabes.

À tarde, os empresários tiveram atendimento individual com as instituições, disponíveis para elucidar dúvidas sobre suas ações de apoio.

ROADSHOW

O Roadshow tem como objetivo divulgar aos empresários da cadeia de mobiliário da região os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis. Busca, ainda, identificar as demandas e dificuldades desses empresários para subsídio às políticas voltadas ao crescimento do setor.

O presidente da Mercomóveis 2014, Ilseo Rafaeli, lembrou ainda da importância do apoio da APEX-BRASIL e do Brazilian Furniture para a Mercomóveis e também para a valorização do polo moveleiro do oeste catarinense.  “O espaço oportunizou a divulgação de projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições participantes do Conselho de Competitividade de Móveis aos empresários das indústrias de móveis locais, seus fornecedores e demais parceiros do processo produtivo”, realçou.

    Além de assistir às apresentações sobre temas de interesse das empresas, os empresários conheceram detalhadamente os programas de apoio ao setor moveleiro e participaram de reuniões individuais com representantes das instituições. “Foi uma oportunidade para ouvir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor, para orientá-los a acessar os produtos e serviços disponíveis, e também, ajudá-los a buscar inovações nos serviços prestados pelas instituições”, relatou o presidente Osni Verona.

    PALESTRAS

    O evento contemplou 9 micropalestras com as instituições: o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (APEX-BRASIL), o Brazilian Furniture: Projeto de Promoção de Exportações de Móveis, o Inova Cred da FINEP, e o Orchestra Brasil: Projeto de Promoção de Exportações de Componentes para Móveis.