chat
TOP

A competitividade da indústria em foco

Debater iniciativas que visam tornar a indústria brasileira mais competitiva. Com esta proposta, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) reuniu, com apoio do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (SINDUSCON), mais de 200 empresários, nesta semana, durante evento que marcou o dia do Empresário da Indústria.

O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, assinalou que o setor industrial precisa de mudanças e, para que o Brasil entre nos “trilhos” do desenvolvimento é fundamental que as propostas discutidas cheguem a Brasília. Entre os principais assuntos da pauta estiveram a reforma trabalhista, infraestrutura e ferrovia na região oeste, redução da carga horária, alteração das regras de seguro-desemprego, reforma tributária, reforma judiciária, reforma previdenciária, eleições a cada cinco anos, e limite máximo em 35% da folha de pagamento do setor público nos municípios.

Além de destacar as ações realizadas pela federação, visando o crescimento do oeste do Estado, o presidente da Fiesc, Glauco José Corte, incentivou os empresários a reivindicarem melhorias junto ao Governo Federal. “Em todas as empresas que visitamos, nenhum industrial reclama da crise, mas sim das condições desfavoráveis ao setor como carga tributária, infraestrutura, logística, entre outras. Nosso empresário está cada vez mais determinado e quer continuar investindo, no entanto, para que isso aconteça, precisamos buscar mecanismos que incentivem o desenvolvimento”.

Na visão do diretor de relações industriais da Fiesc, Henry Quaresma, a manifestação será fundamental para aumentar a competitividade e a segurança da economia regional.

A programação do evento incluiu talkshow com os empresários Fernandes Andretta (sócio-administrador da empresa Perfiaço), Márcio Vaccaro (diretor-presidente da empresa Rafitec S/A Indústria e Comércio de Sacarias) e o presidente do Sinduscon/Oeste José Brill Wolff (sócio-proprietário da JBW Construções). Wolff realçou que, juntamente com a classe empresarial, o sindicato tem o desafio constante de buscar soluções para problemas que surgem e travam o desenvolvimento da construção civil. “Nos últimos meses, nos envolvemos em diversas mobilizações para defender o segmento nas áreas trabalhista, ambiental, normativa do aeroporto, a concretização da escola da construção civil em Chapecó, entre outras”.

Destacou, ainda, a importância do associativismo, da sustentabilidade das empresas, da profissionalização e dos constantes investimentos da classe empresarial em saúde e segurança do trabalhador.

O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Verona, ressaltou que a ação foi estratégica para aproximar e divulgar o trabalho dos sindicatos patronais, os serviços disponíveis para as empresas do setor por meio dos convênios, parcerias e para buscar soluções que elevem as indústrias da região a patamares superiores de competitividade e sustentabilidade.

O evento também contou com rodada de negócios e palestra “A gestão tributária como forma de competir no mercado” conduzida pelo empresário e contador, Vicente Sevilha. 

Além do Sinduscon e Simovale, foram apoiadores o SINDIALIMENTOS, Sindicato das Indústrias de Olaria, Cerâmica para Construção, Mármore e Granito de Chapecó (CICEC), Sindicato da Construção Civil da AMAI (SICOMAI), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (SIMEC), SIMMEX e o Sindicato da Indústria do Material Plástico e Artefatos de Borracha do Oeste Catarinense (SINDIPLASC).