chat
TOP

Encontro de RHs: Investimento em capital humano é essencial para o desenvolvimento de uma organização

Trabalhar em uma empresa organizada, que oferece bons benefícios, com uma gestão e ambiente organizacional de destaque no mercado são alguns  itens que representam o desejo da maioria dos trabalhadores. Mas o que muitos não se dão conta, é que quem faz um empreendimento crescer e se tornar uma boa empresa para se trabalhar, é o capital humano. Os profissionais de Recursos Humanos estão entre os que avaliam o comportamento e o desempenho da equipe, as necessidades das organizações e dos trabalhadores, e identificam profissionais com potenciais diferenciados.

Para que a gestão de RH seja eficiente, é fundamental que o profissional do setor esteja não somente comprometido com a empresa, como também preparado para atender as demandas da organização. Visando desenvolver os profissionais de RH do segmento industrial do oeste catarinense, o Sistema Fiesc/Senai, promoveu em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (SINDUSCON), o Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Chapecó (SIMEC) o Encontro de RHs 2013.

O evento, realizado nesta semana, no Hotel Bertaso em Chapecó, reuniu mais de 100 profissionais de RHs e contou com a presença do presidente do Sinduscon, José Brill Wolff, do presidente do Simovale, Osni Verona, do presidente do Simec,Dirceu Gasparin, da diretora do Senai em Chapecó, Ivânia Biazussi Thomas, além dos demais diretores de sindicatos e representantes da Fiesc.

O presidente do Sinduscon avaliou o encontro como produtivo para a atualização do conhecimento dos profissionais e empresários que prestigiaram o encontro. “Foi uma oportunidade para trocar experiências e discutir iniciativas para uma gestão de RH com mais qualidade e segurança”.

Na visão do presidente do Simovale, o evento representou uma estratégia para fortalecer as práticas voltadas para as causas trabalhistas, treinamento, segurança no trabalho e motivação das equipes.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
A primeira palestra foi conduzida pelo psicólogo, professor e especialista na criação e implementação de modelos e soluções estratégicas na área de gestão do capital humano, Sidney Bohrer de Aguiar, que abordou o tema “Atração e retenção de talentos”. Ele instigou reflexões sobre o assunto, destacando que não basta ter talentos quando não se tem um bom gestor e ótimos operadores. “O que move um talento é a possibilidade de mudança da realidade, capacidade de realização, reconhecimento social e desafios inovadores”, afirmou.
Abordou o modelo de desenvolvimento de gestão e crescimento profissional, relatando que 70% da saída dos trabalhadores das organizações é motivada pelo modelo de gestão. Exemplificou que a percepção apenas do funcionário ruim é uma falha. “Perceber e valorizar o bom, é valorizar a empresa”.
Aguiar apresentou, ainda, alguns exemplos de estratégias para retenção, avaliou o cenário atual de mão de obra, da falta de qualificação profissional, entre outros assuntos.

O encontro também incluiu palestra sobre “A importância do RH para o ambiente do trabalho”, conduzida pelo juiz do trabalho, titular da 1ª vara da Justiça do Trabalho de Chapecó e juiz diretor do foro trabalhista de Chapecó, Carlos Frederico Fiorino Carneiro; mesa redonda “Afastamentos e auxílio doença”, com os representantes do INSS, Eduardo Augusto Bonamigo (gerente de Previdência Social de Chapecó) e Henrique Dias Fabrício (médico chefe da sessão da saúde do trabalhador da gerência executiva de Chapecó); além de debate sobre o papel estratégico dos RHs nas empresas, com as advogadas trabalhistas Rosane Machado Carneiro e Jamile Rachel Martinazzo.

A primeira palestra foi conduzida pelo psicólogo Sidney Bohrer de Aguiar Evento reuniu empresários e profissionais de RH Evento reuniu empresários e profissionais de RH(2) O juiz do trabalho, titular da 1ª vara da Justiça do Trabalho de Chapecó e juiz diretor do foro trabalhista de Chapecó, Carlos Frederico Fiorino Carneiro também foi um dos palestrantes