chat
TOP

Competitividade para a indústria moveleira em Chapecó

Empresários do setor moveleiro estiveram reunidos, na última semana, para reunião da Câmara Moveleira, com o intuito de validar um estudo setorial sobre a Indústria de Móveis de Santa Catarina realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e também de ouvir sugestões dos empresários para o desenvolvimento do segmento no estado e na região.

O estudo sobre a Indústria de Móveis em Santa Catarina foi apresentado pelo professor do departamento de economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio Antonio Ferraz Cario, e, além do estudo a nível estadual, apresenta duas segmentações regionais, partindo dos dois polos moveleiros de maior destaque no Estado.

Para o presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE), Osni Carlos Verona, quanto mais a indústria estiver ciente do mercado no qual atua, mais competitiva ela será. “Este estudo também foi realizado na perspectiva de que as indústrias catarinenses se tornem mais competitivas, tanto por conhecerem melhor a realidade estadual e regional do setor, quanto para se prepararem para atuar na exportação de móveis, e com esse estudo ficou claro que o setor deve investir nessa ordem: capital humano, infraestrutura, tecnologia e inovação. Com isso haverá a perpetuação da empresa no mercado dos negócios e ela terá longevidade”, afirma.

O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, explica que nos próximos meses os dados referentes ao estudo serão apresentados e lançados oficialmente.