chat
TOP

Classes se unem em prol da saúde e segurança da indústria moveleira

Cerca de 50 pessoas, entre empresários e representantes de empresas do setor moveleiro e madeireiro, profissionais da área de recursos humanos, do administrativo e do setor jurídico das empresas participaram, na última semana, da apresentação do Protocolo de Compromisso sobre Segurança e Saúde no Trabalho do Ramo da Madeira e do Mobiliário. O evento foi realizado no município de Coronel Freitas com organização do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó (SITICOM).

Durante o evento, técnicas do SITICOM fizeram a leitura do Protocolo como uma forma de apresentação dos artigos e normas regulamentadoras contidas nele, ressaltando as obrigações que cabem à classe patronal. A reunião também serviu para que os empresários e profissionais envolvidos no segmento fossem orientados sobre as premissas básicas e importância do cumprimento da legislação vigente, a fim de evitar encargos com ações trabalhistas e como forma de garantia à segurança e a saúde dos colaboradores.

O presidente do SIMOVALE, Osni Verona, afirma que o sindicato patronal deve estar ciente da contrapartida necessária aos colaboradores para que haja melhorias nas condições que remetam à saúde e à segurança no trabalho. “O setor moveleiro ainda não possui uma norma regulamentadora específica, portanto, o Protocolo também tem o intuito de orientar os empresários de acordo com as normas que mais se encaixam na linha produtiva do segmento de madeira e móveis”.

“É essencial que os empresários reconheçam que as indústrias devem crescer e evoluir dos dois lados. Esta ação os desafia para que se adaptem às normas que envolvem a saúde e segurança e mais do que isso, dá perspectiva da necessidade de um planejamento para a inclusão de profissionais que sejam responsáveis técnicos de saúde e segurança no trabalho e de recursos humanos nas empresas”, explica a presidente do SITICOM, Izelda Oro.

O presidente da Mercomóveis 2014, Ilseo Rafaeli, aproveitou a oportunidade para relatar o andamento dos preparativos da Feira, que acontecerá no período de 11 a 15 de agosto de 2014, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Ele relata que a organização está em fase intensiva na busca de patrocínios. “Buscamos parcerias de sucesso para surpreender os visitantes da Mercomóveis para conhecer e adquirir produtos de qualidade e, em grande parte, desenvolvidos e fabricados na nossa região”.

Após a apresentação do Protocolo, representantes de planos de saúde ocupacional puderam apresentar os serviços oferecidos. Participaram da ação o Sesi, a Unimed Chapecó, a Soulmed e a Alfamed.

Verona esclarece que, apesar de os sindicatos patronais e laborais estarem geralmente em lados opostos durante negociações, o Protocolo tem o intuito de reforçar os interesses em comum das classes. “Reconhecemos a importância da parceria com o SITICOM, sindicato laboral que, muitas vezes, nos cobra responsabilidades, mas também assume mutuamente o apoio às ações em prol das classes sindicais. Unindo forças seremos cada vez mais competitivos e qualificados para as demandas do mercado”, ressalta o presidente do SIMOVALE.