chat
TOP

Mercomóveis 2019 Empresas de madeira e móveis de SC lucram com guerra comercial entre EUA e China

Móveis Daico, expositora na Mercomóveis 2019, foi uma das empresas catarinenses que vislumbrou o potencial de mercado e exportará seu primeiro contêiner aos EUA  na próxima semana

Santa Catarina vem sentindo reflexos positivos nas divergências que o governo norte-americano de Donald Trump tem gerado nas relações com a China. Expositores da Mercomóveis 2019, que encerra em Chapecó nesta quinta-feira (22), já constataram este efeito e apostam nas exportações para os Estados Unidos.

De olho no potencial de mercado e com clareza da qualidade dos móveis produzidos na região, empresas catarinenses têm avançado em negociações com compradores do mercado americano. Este é o exemplo do empresário Adir Kist, proprietário da Móveis Daico de Nova Erechim (SC) que fechou negócio recentemente para exportação do primeiro contêiner para os Estados Unidos no último mês. Com produtos como camas e estantes, o embarque está programado para a próxima semana. “Estamos preparados para atender as demais demandas de produtos específicos que iremos desenvolver para atender as expectativas e fortalecer nosso elo como fornecedores”, explica.

O empresário destaca que o polo moveleiro catarinense apresenta características que realçam a atratividade das peças fabricadas na região. “O mercado madeireiro se destaca com a produção de madeira pinus, uma das madeiras mais procuradas para móveis de exportação e que, apesar de não ter grande aceitação no Brasil, no exterior é valorizada não só pela qualidade mas pelo selo de reflorestamento dos fornecedores”, enfatiza.

Atualmente, a Móveis Daico exporta 30% da produção total da empresa. Confiante, Kist espera que os efeitos no mercado não sejam temporários e relações comerciais possam ser estabelecidas para manter e expandir as vendas para o exterior. “O mercado americano deve ser explorado para que possamos firmar negócios mais consistentes com acordos duradouros”, afirma. 

Mesmo com mercado exterior em ascensão, a Daico ainda investe muito no mercado interno com a linha de móveis planejados, modificando a cada ano a linha de produtos, oferecendo mais opções para os lojistas. Há mais de 30 anos no setor moveleiro, a empresa participa da Mercomóveis desde a sua primeira edição, com peças para cozinha, dormitório, home theater, banheiro, lavanderia e home office. “A cada edição da Mercomóveis percebemos uma evolução na qualidade dos produtos expostos e dessa forma podemos acompanhar como a nossa região tem crescido e se fortalecido diante do setor. Participar é uma forma de fortalecer nosso polo moveleiro e nos orgulhar dos móveis produzidos aqui”, assegura.

MERCOMÓVEIS 2019

Neste ano a feira alcança sua 11ª edição e tem horário de visitação das 13 às 20 horas até esta quinta-feira (22) no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó. Para visitar é necessário fazer credenciamento na chegada ou, ainda, cadastrar-se pelo site www.mercomoveis.com.br. Por se tratar de uma feira de negócios, não é permitida a entrada de menores de 12 anos. Em 8.500 metros quadrados de área expositiva, lojistas de todo o País conhecem, na feira, os lançamentos em móveis para salas de estar e jantar, dormitórios, cozinhas, estantes, poltronas, móveis de escritório, linha decorativa, além de centenas de outros produtos em exibição.

A feira é promovida pelo Simovale e conta com patrocínio de duas importantes empresas fornecedoras do setor (Acasel e Guararapes), além da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó.

Proprietário da Móveis Daico, Adir Luiz Kist e o filho Thames Kist

Proprietário da Móveis Daico, Adir Luiz Kist e o filho Thames Kist

Móveis Daico, expositora da Mercomóveis 2019, exportará seu primeiro contêiner aos EUA na próxima semana

Móveis Daico, expositora da Mercomóveis 2019, exportará seu primeiro contêiner aos EUA na próxima semana

 Equipe da Móveis Daico está preparada para receber lojistas que visitam a Mercomóveis

Equipe da Móveis Daico está preparada para receber lojistas que visitam a Mercomóveis