chat
TOP

Móveis do oeste: Qualidade internacional no cenário nacional

“Temos a satisfação de contar com empreendedores que rompem limites. Os móveis de várias empresas de nossa região estão em cenários de novelas das mais importantes emissoras de televisão em nosso país, o que nos dá credibilidade e valorização”. A afirmação é do presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), Osni Verona, que faz uma análise do setor e previsões para o segundo semestre de 2011.

Verona destaca, ainda, que as indústrias do oeste têm tecnologia e design para todas as classes sociais que procuram móveis de qualidade e conforto. Com a integração das universidades, preparando profissionais na área, há uma tendência de projeção de móveis de alto padrão de acabamento, com ferragens de última geração nas empresas. “A região oeste está cada vez mais preparada para enfrentar a concorrência em tudo: preço, qualidade de matéria-prima e design de bom gosto. Protegemos o meio ambiente, tornado a sustentabilidade um hábito, e tratando dos resíduos gerados pelas empresas do setor”.

Sobre o atual momento da economia, Verona destaca que não estão faltando pedidos para o mercado externo, porém, com o real valorizado e o dólar caindo, não está interessante exportar. Muitas empresas estão adequando seu parque fabril para acompanhar o crescimento significativo do mercado interno, onde a classe “C” está comprando mais que as classes “A e B” juntas. “As empresas estão aproveitando esta oportunidade porque deve durar pelo menos uns cinco anos”, complementa.

MERCOMÓVEIS

Outro fator que contribui para o fortalecimento do setor de móveis no oeste é a Mercomóveis – a maior feira de móveis de Santa Catarina e uma das maiores do país.  Idealizada pela Amoesc/Simovale, a feira é realizada bienalmente, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves em Chapecó, e reúne indústrias de grande, médio e pequeno porte do setor.

A próxima edição, programada para o período de 27 a 31 de agosto de 2012, contará com quase 200 expositores e atrairá público de aproximadamente 25 mil visitantes. O volume de negócios está estimado em R$ 200 milhões.  Serão mais de 14 mil metros quadrados de área, com cerca de 10 mil metros para exposição, em 5 pavilhões.“Queremos manter a evolução histórica da feira. Cada uma das edições da Mercomóveis foi melhor que a anterior essa é uma tendência natural. Faremos a NOVA melhor Mercomóveis de todos os tempos”, ressalta o presidente Nivaldo Lazaron Junior.

Também estão confirmados a 2a Mostra de Máquinas Moveleiras, que gerou em torno de R$ 8 milhões em negócios na 1a edição, em 2010, e o 5° Salão Design.

A Mercomóveis 2012 conta com o patrocínio da Guararapes (chapas e paineis), Norton (lixas e abrasivos), Dioxyl Revestimentos Químicos, Alternativa Editorial – que produz as Revistas Móbile Lojista, Decore e Móbile Fornecedores – e Prefeitura Municipal de Chapecó.

SEGUNDO SEMESTRE

Para o segundo semestre, a entidade está desenvolvendo missões tecnológicas. Será produzido um catálogo das empresas do Arranjo Produtivo Local de Móveis (APL), em parceria com o Sebrae, para promover as micro e pequenas empresas do setor madeira/móveis do Oeste de Santa Catarina. Um grupo de empresários participará da Feira Brasil Móveis que acontecerá em agosto, em São Paulo, com apoio do Sebrae, Amoesc e Simovale.

Além disso, empresas exportadoras associadas ao Simovale, bem como os demais setores industriais da região, poderão facilitar a tramitação dos documentos necessários para a emissão do Certificado de Origem através do sistema COD BRASIL. O sistema permite a inserção online das informações pertinentes à certificação de origem. Essa oportunidade é resultado de uma parceria firmada entre o Simovale e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Outra ação para o segundo semestre de 2011 é revitalizar a CEMOV (Central de Negócios Moveleiros do Oeste de SC). “Queremos dinamizar, cortar custos e desperdício nas micro e pequenas empresas do nosso APL, fazendo compras conjuntas de itens comuns de uso universal, começando pela região de Chapecó como piloto e depois ampliando para os 83 municípios do nosso grande Oeste.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
MARCOS A. BEDIN Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP Matrícula SJPSC 0172
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC) Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244