chat
TOP

Entidades investem na formação para produção moveleira

Empresários da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE), o reitor da Udesc e representantes da Fiesc, Sebrae/SC, Senai e Siticom estiveram reunidos, nesta semana, para avaliar estratégias e melhorias para o curso de Tecnologia em Produção Moveleira, do campus de Palmitos da Udesc.
O secretário executivo do SIMOVALE, Felipe Leonel Beckert, explica que a AMOESC/SIMOVALE, juntamente com as demais entidades, terão um papel de suma importância para a consolidação do curso no Oeste. “A união destas entidades, de forte representação na região, é uma parceria necessária para que, a partir dela, possamos aprimorar a proposta do curso e com isso atrair mais acadêmicos”, afirma.
Beckert ressalta ainda que será feito um convênio para o centro de formação de moveleiros na região, para ampliar e efetivar a grade curricular do curso oferecido pela Udesc, em Palmitos.
De acordo com o presidente da Mercomóveis 2014, Ilseo Rafaeli, há uma necessidade eminente de investimentos em um ensino que integre o serviço à prática da produção moveleira. “Os métodos devem ser pensados a fim de que o estudante não aprenda apenas a teoria, mas sim a prática, sempre com foco nos jovens que buscam ingressar no mercado profissional deste segmento”, ressalta.
O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Carlos Verona, destaca que a dificuldade em formar turmas neste segmento reflete na escassez de mão de obra qualificada para o ramo moveleiro, principalmente na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS).
“O ensino de qualidade proporciona parcerias de sucesso para o incentivo as pesquisas que resultem em tecnologias inovadoras, mas, para isso é preciso que os empresários e as entidades de ensino se mobilizem em prol de uma qualificação voltada para o futuro da indústria. Por este motivo, estamos preparados para apostar nos jovens e nos empenhar em medidas que sirvam de apoio no que for preciso para o curso na formação de tecnólogos em produção moveleira, da Udesc”, finaliza Verona.