Feira Itinerante de Máquinas, Ferramentas, Insumos e Serviços para a Indústria de Madeira e Móveis acontece na Efapi até quinta-feira
A abertura oficial da 11ª Mostra Affemaq (Feira da Associação dos Fornecedores para a Indústria de Madeira e Móveis) aconteceu na noite desta terça-feira, 25. Autoridades, moveleiros e representantes da indústria catarinense estiveram presentes na solenidade. Essa é a primeira vez que o oeste recebe o evento. De acordo com o presidente da Affemaq, Jacir Fronza, a Mostra veio para a região por ser um polo conhecido das indústrias pelo potencial que tem. “Nosso objetivo é de se aproximar e conhecer a realidade da região para juntos buscarmos soluções para os problemas. Com a nossa tecnologia queremos ajudar o setor a se desenvolver”, enfatizou o presidente.
A Mostra Affemaq tem o apoio da Associação dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (Simovale). O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Carlos Verona, disse que essa terça-feira, 25 de junho de 2013, foi um dia muito especial e gratificante porque Chapecó sedia a primeira edição da Mostra Affemaq no oeste catarinense. “A Mostra vai agregar muito conhecimento ao setor. Tomamos a iniciativa de trazer à Chapecó tecnologia e inovação, o que há de mais novo no mercado para tornar nosso polo mais competitivo”, ressaltou o presidente.
Ilseo Rafaeli, empresário e presidente da Mercomóveis 2014, disse que a Feira contribuirá com os industriários da região e que eles venham e façam seus investimentos para mais tarde, na Mercomóveis 2014, exporem os resultados. Rafaeli pediu ao prefeito de Chapecó, José Caramori, a ampliação dos pavilhões. “Precisamos abrigar melhor os nossos expositores que querem participar dos eventos realizados aqui”, destacou Rafaeli.
O vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Waldemar Antonio Schmitz, empresário do setor moveleiro há 40 anos, surpreendeu-se com os equipamentos expostos. Para ele a grande vantagem de uma feira regional é que os expositores podem fazer um trabalho mais dedicado à realidade local. “Esse tipo de evento encurta a distância entre os moveleiros e as tecnologias e novidades do setor”, defendeu Schmitz.
“A colonização do oeste catarinense foi feita por gaúchos que exploraram aqui o extrativismo”, lembrou o prefeito de Chapecó, José Caramori. Ele disse que a economia passou por diversos momentos e se consolidou na agroindústria, tanto que hoje a cidade é a capital do agronegócio.
Pelo fato de ser um evento técnico focado na indústria moveleira, o público esperado é de mil visitantes para os três dias de feira. O visitante não paga nada para entrar e encontra novidades, como a caneta pinta-risco que esconde pequenos danos ocasionados na hora da montagem do móvel. Esse produto está exposto no estande da empresa Tecbril Indústria e Comércio de Tintas, de Caxias do Sul/RS. Segundo o representante da fábrica, Isael Onzi, a Tecbril já é fornecedora para uma indústria de Pinhalzinho, mas quer mais contatos aqui na região. “Viemos para a feira pensando nos contatos, nem tanto nas vendas que o evento pode nos trazer”, explica o expositor.
Na feira também é possível conhecer equipamentos como a fresadora inventada por Doacir Antonio Longo. Dono da Dalmaq Indústria de Máquinas, de Concórdia. A empresa é dedicada, há 28 anos, a fabricar equipamentos para a indústria moveleira. A máquina exposta na Affemaq é capaz de reproduzir qualquer peça de madeira, além de lixar superfícies lisas ou curvilíneas. Longo participa da mostra pela primeira vez. Apesar de perceber o mercado negativamente no momento, o empresário acredita no futuro do setor moveleiro e espera prospectar clientes durante os três dias do evento.
Affemaq
A Mostra Affemaq é itinerante e contempla exposição de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para a indústria de madeiras e móveis. Traz tecnologia para perto dos fabricantes de móveis, aproximando fornecedores de fabricante, além de viabilizar a troca de informações e o fechamento de negócios.
A Affemaq foi fundada por um grupo de empresários em julho de 2004, em Bento Gonçalves/RS. O objetivo é incentivar o desenvolvimento e a qualificação para empreendimentos de madeira e móveis. A Associação tem a missão de fomentar a cooperação associativa de forma inovadora e autossustentável.
Affemaq em Chapecó
A Feira da Associação dos Fornecedores para a Indústria de Madeira e Móveis (Affemaq) acontece no pavilhão 4, no parque de exposições Tancredo Neves, no bairro Efapi. A mostra será realizada de 25 a 27 de julho, das 15h às 20h. A entrada é gratuita. O único requisito para participar do evento é ter mais de 18 anos de idade.