Realizada pela primeira vez em Chapecó, a 11ª Mostra Affemaq Chapecó (Feira Itinerante de Máquinas, Ferramentas, Acessórios e Insumos para a Indústria de Madeira e Móveis) reuniu mais de 500 produtos de 40 expositores no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), de 25 a 27 de junho. Os moveleiros, marceneiros e empresários de 79 cidades representaram mais de 350 indústrias e marcenarias dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás.
A Mostra Affemaq teve o apoio da Associação dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (Simovale). Os visitantes puderam conferir novidades em máquinas para a fabricação de móveis.
O evento registrou um público visitante com interesse em novidades e pretensão de investimento, dando indícios de boas perspectivas para o setor. O presidente da Amoesc/Simovale, Osni Carlos Verona, afirmou que foi muito gratificante receber a Mostra pela primeira vez em Chapecó, o que reafirma a ascensão da indústria moveleira e sua importância para o oeste catarinense. “O evento agregou conhecimento e novidades ao setor. Tomamos a iniciativa de trazer à Chapecó tecnologia e inovação, o que há de mais novo no mercado para tornar nosso polo mais competitivo, e com certeza em breve colheremos os resultados deste investimento”, ressaltou o presidente.
O empresário e presidente da Mercomóveis 2014, Ilseo Rafaeli, afirmou que a Feira contribuiu para que os empresários do segmento da região pudessem investir para que mais tarde, na Mercomóveis 2014, expusessem os resultados obtidos. “O sul do Brasil tem um grande potencial neste setor, e ainda há muito investimento para ser feito, inclusive pelo poder público, para auxiliar e promover o crescimento das indústrias da região”, explicou.
Segundo o Presidente da Affemaq, Jacir Fronza, o objetivo central da entidade é promover a troca de informações entre os fabricantes de móveis e os seus fornecedores, viabilizando o crescimento do setor por meio do fortalecimento de parcerias. “Nosso investimento para realizar estas feiras itinerantes junto aos polos moveleiros tem como foco o crescimento do setor, pois conseguimos nos aproximar de marceneiros e moveleiros que muitas vezes não têm acesso às maiores feiras do setor, mas que também têm a necessidade de conhecer máquinas e equipamentos com tecnologia de ponta”, finalizou.
A próxima edição do evento ocorrerá no mês de agosto, no nordeste do País. A Mostra pretende receber visitantes dos nove estados nordestinos, que estão em plana expansão do setor moveleiro.
Affemaq
A Mostra Affemaq é itinerante e contempla exposição de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para a indústria de madeiras e móveis. Traz tecnologia para perto dos fabricantes de móveis, aproximando fornecedores de fabricante, além de viabilizar a troca de informações e o fechamento de negócios.