chat
TOP

Empresas podem consultar informações do Sistema de Inteligência Setorial

Com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas estejam preparadas e atentas às oportunidades, especialmente na postura e estratégia para obterem melhores resultados. Pensando nisso, o Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), em conjunto com o Sebrae/SC, oferece aos associados as vantagens do Sistema de Inteligência Setorial (SIS). O SIS é uma ferramenta gratuita que auxilia  na tomada de decisões estratégicas, utilizando serviços de Inteligência Competitiva de acordo com cada segmento.

O portal (https://sis.sebrae-sc.com.br) conta com informações levantadas por profissionais especializados que monitoram, coletam e analisam os detalhes de cada setor. Além de móveis e decoração, contempla as áreas de apicultura, calçados femininos, comércio varejista, leite e derivados, sustentabilidade, turismo e vestuário.

Conforme explica o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, a intenção do Sistema é estudar o mercado catarinense de acordo com as necessidades dos empreendedores e disponibilizar, de forma gratuita, informações estratégicas que podem ser acessadas por meio de diferentes plataformas. “Essas informações auxiliam o empresário a pensar estrategicamente e tomar decisões de forma rápida e precisa, se antecipando à concorrência e melhorando os resultados da empresa”, destaca. Eduardo acrescenta que o setor moveleiro é uma das áreas que possui informações técnicas de inteligência setorial disponíveis para uso de forma gratuita.

Sobre a relação de parceria que beneficia os associados, o presidente do Simovale, Osni Verona, destaca a amplitude do setor. “O Brasil é o quinto maior produtor de móveis do mundo e o 32º que mais exporta. Isso nos ajuda a compreender a expressividade de um mercado que está cada vez mais competitivo, onde os empresários estão atentos às mudanças e colocando-as em prática.”

COMO FUNCIONA

Os interessados em ter acesso aos produtos e informações disponibilizados no Sistema de Inteligência Setorial (SIS) devem fazer um simples cadastro, informando o seu CNPJ ou da empresa onde trabalham. Usuários de todos os setores e estados podem ter acesso ao conteúdo completo. O número de produtor rural também é válido para o cadastro.

Osni Verona orienta aos associados e outros interessados para acessarem o Sistema e partilharem de informações diferenciadas como boletins de tendência, relatórios de inteligência, notícias, eventos, mapa de informações estratégicas e casos de sucesso. “Ter à disposição informações que mostram um cenário completo do setor madeireiro e moveleiro permite decisões mais conscientes e assertivas, como por exemplo, ampliação do negócio, as melhores áreas de atuação e possíveis sinais de crise.”

O SIS monitora a realidade de cada um dos setores atendidos. A metodologia utilizada combina, além do monitoramento, a coleta de novas informações, expectativas do público, identificação de oportunidades, bem como a análise e mensuração dos resultados obtidos com as estratégias adotadas.